logo_locamob
ir para o Locamob

Os vários tipos de massas

por Sabrina4. dezembro 2013 09:00

E aí, pessoal? 

O fim do ano está aí e aquela comemoração na casa da vovó também. Já dá até pra sentir o gosto da comida... e das massas claro, quem nunca. Mas não só espaguete, né gente? Na verdade, existem muitos, muitos tipos de massa e de macarrão - mais de 500! Então, bora conferir alguns deles? ;D

 

Espaguete

É o clássico, não tem quem não conheça. Ele é compridinho e cilíndrico, mais ou menos fino (mas isso pode variar de acordo com a região) e pode ser encontrado em diversas cores e sabores, como de espinafre, que é verdinho, tomate, entre outros. 

espaguete

 

Fettuccine

É o "espaguete amassado", com mais de 1cm de largura. As tiras são bem longas e geralmente vêm enroladinhas, como se fossem um ninho. 

 

Talharim

Ele é bem parecido com o fettuccine, mas é bem mais fininho. Fica ótimo com almôndegas ;D

talharim

 

Furado

Imaginem um espaguete grosso, só que com um furo no meio. Ta aí, é o furado! Ele fica muito bom com molhos pesto, com vegetais e queijos. 

macarrão furado

 

Farfalle

É a famosa gravatinha (que parece uma gravata borboleta). Fica bom com quase todos os tipos de molhos, principalmente os que possuem óleo e queijo. 

farfalle

 

Parafuso

Esse também é bem conhecido. O parafuso é bem versátil, indo bem com molhos mais pesados e encorpados e até mesmo em saladas, com temperos e vegetais. 

macarrão parafuso

 

Lasanha

Pois é, a lasanha também é um macarrão! Quer dizer, pelo menos a sua massa. Ela é comprida, larga e achatada e pode ser recheada com quase qualquer coisa - sério, imagine um sabor qualquer e coloque "lasanha de" na frente. Pronto. 

 

Penne

É compridinho e frisado (você conhece!) e vai bem com molhos mais espessos. Não use o nome dessa massa no plural, dica ;D

penne

 

Cabelo de Anjo

Ele é comprido e beeeeeem fininho, e pode ser usado tanto para sopas quanto para acompanhamento de doces (!).

cabelo de anjo

 

Argolinha

É uma argolinha (dã), que é bastante usada para sopas. O "Ave-Maria" é uma variação desse, só que, ao invés de ser uma argola, é um cilindrinho oco. 

macarrão ave-maria

 

Receita

Ficou com vontade? Aí vai uma receitinha básica: 

Gravatinha com Manjericão e Tomate

Ingredientes:

- 400g de macarrão gravatinha

- 2L de água

- 1/2 colher de chá de sal

Molho: 

- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

- 2 dentes de alhos picados

- 500g de tomates cortados em cubinhos (sem pele e sem sementes)

- 1 ramo de manjericão picado

- 1/4 xícara (chá) de parmesão ralado

- sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

Molho: 

- Coloque o azeite e o alho e deixe fritar por 3min, depois acrescente tomates, sal e pimenta e cozinhe por mais 10 minutos

- Coloque o manjericão e cozinhe por mais 5 min

Massa:

- Leve uma panela com água e sal ao forno e deixe ferver

- Vá acrescentando o macarrão aos poucos e cozinhe sem a tampa, mexendo de vez em quando

- Quando ele estiver bem cozido, retire o fogo e deixe escorrer em água fria

-  Volte o macarrão para a panela, coloque o queijo e misture rapidamente, depois junte o molho e aqueça por 1min, misturando bem

- Sirva e seja feliz :D

 

[Fonte]

 

Onde ir?

Não poderiam faltar umas diquinhas de restaurantes, né? 

 

- Cantina do Gigio: é uma das mais tradicionais de Sampa, instalada lá na Rua do Gasômetro (e em Pinheiros também). As massas são feitas artesanalmente e as porções são gigantescas, dão para duas pessoas tranquilamente. Além disso, você pode curtir uma musiquinha ao vivo deliciosa, como também pode aproveitar e pedir uma das carnes ou saladas de lá, que também são muito boas.

cantina do gigio

 

- Buttina: o ambiente do restaurante é lindo, com uma jabuticabeira enorme invadindo o lugar. As mesinhas são uma delícia, perfeitas para você ir com a família e com os amigos. E a comida, nem se fala, né? Tudo maravilhoso e muito bem servido. 

buttina

 

 

- Apriori: ele fica lá no Brooklin, em um lugar bem tranquilo. O local possui dois ambientes, um interno e outro externo, ambos muito bonitinhos e bem decorados. Além das massas, o restaurante serve carnes deliciosas, como o filé de namorado com fettuccine.

apriori

 

- Dona Carmela: o restaurante é super charmoso e romântico, perfeito para um encontro. Ele serve massas especiais no jantar, todas muito boas e muito bem preparadas - como o maravilhoso fettuccine com salmão. Os preços são justos e o atendimento é ótimo. 

dona carmela

- La Grassa: a cantina é uma delícia, apesar de possuir poucos lugares. Bem clarinha, com decoração bonita, a cantina serve massas artesanais deliciosas, além de vários outros pratos típicos da cozinha italiana. E sobremesas, ah, sobremesas. 

la grassa

 

E aí, gostaram? ;D

Comentar

biuquote
  • Comentário
  • Pré-visualização
Loading

Facebook

Sobre o Locablog

O Locablog é o Blog do Locamob.

Com esse blog nós pretendemos aproximar a relação com nossos usuários e visitantes, fazendo do nosso cantinho um espaço agradável e divertido, onde você pode comentar e compartilhar tudinho em suas redes sociais.  ;)

Vamos indicar para você os melhores locais de todo o Brasil, te contar curiosidades sobre esses lugares e sobre o próprio Locamob, além de infográficos exclusivos, vídeos, histórias, notícias, coisas engraçadas e muito mais.

Então faça o seguinte: Fique à vontade! s2